O segredo da oração respondida
Seguinte>>De pecador culpado a santo perdoado
Seguinte>>Seguinte>>Seguinte>>Além da Palavra - Melissa Barcelos
Seguinte>>Mensagem especial para nossos dias
Seguinte>>Seguinte>>O que acontece quando a pessoa morre
Seguinte>>Seguinte>>Seguinte>>Será que a maioria pode estar errada
Seguinte>>O segredo para crescer através da comunhão com os outros
Seguinte>>Seguinte>>É O Álcool Uma Droga Perigosa?
Afinal de contas, o álcool é ou não ruim para o nosso organismo? E o vinho, faz bem? E só uma cervejinha de vez em quando?
Pesquisadores no Kaiser Permanente em Oakland, Califórnia, estudaram os hábitos de beber de 70 mil mulheres de raças diferentes entre 1978 e 1985, e descobriram que pelo ano 2004 cerca de 3 mil delas haviam contraído câncer de mama. Quando compararam o papel do total de álcool ingerido entre as mulheres que tiveram câncer, encontraram que havia uma conexão entre o beber e este tipo de câncer independentemente se elas beberam cerveja, destilados ou vinho. Mesmo quando o vinho era tinto ou branco, não houve diferença. Uma em cada oito mulheres norte-americanas adquirem câncer de mama. Sabe-se que uma dieta fraca em frutas e vegetais tem sido associada com o câncer do seio. E mulheres que consomem grandes quantidades de álcool comem menores quantidades destes vegetais.
Pesquisadores agruparam bebedores em três categorias: bebedores leves (menos do que um drink por dia), bebedores moderados (um ou dois drinks por dia) e bebedores pesados (três ou mais drinks por dia). Comparados com os bebedores leves, a incidência de câncer da mama pulou para 10% para os bebedores moderados e para 30% para os bebedores pesados.
Muitos bebedores possuem má compreenssão quando o assunto é beber (especialmente vinho tinto) pensando ser bom para sua saúde. Pensam que cerveja não é tão má como os destilados e que cerveja light nem se enquadra como bebida alcoólica. Algumas destas confusões originam-se de estudos que concluem que o beber leve ou moderado pode proteger a pessoa contra doença cardíaca. Já se sabe que os bons efeitos do vinho para o coração tem que ver com o resveratrol (um polifenol) que é encontrado na semente e casca de uvas e diminiu o LDL ( “mau” colesterol) e aumenta o “bom”, chamado HDL.
Vinho, cerveja e destilados todos contêm álcool etílico e a quantidade de álcool em uma dose padrão de vinho com 150ml, de cerveja ou bebidas “coolers” com 360ml, e 45ml de 80 bebidas destiladas testadas, é a mesma, se a pessoa bebe ela pura ou misturada. O álcool etílico que é a substância tóxica, aumenta o risco de câncer de mama em bebedores moderados e pesados.
Uma vez que o álcool é consumido ele é absorvido na corrente sanguínea e pode ser medido como a BAC – (Blood Alcohol Concentration) Concentração Sanguínea de Álcool. A taxa de absorção varia de acordo com a altura e peso da pessoa e a alimentação ingerida antes de beber. Quanto mais rápido se bebe, mais intoxicado se fica, não importando o tipo de bebida que foi consumido.
Os supostos benefícios do consumo de álcool em reduzir doença cardíaca não são bons o suficiente para pessoas com alcoolismo, ou para pessoas com risco aumentado para o alcoolismo, mesmo que seja para beber qualquer quantidade de álcool. Qualquer tipo e quantidade de álcool produzirá recaída para o alcoólico (ou alcoólatra). Em média, de cada 100 pessoas que bebem bebidas alcoólicas, 14 têm a doença do alcoolismo e para estas a solução é zero álcool.
Qualquer quantidade de álcool que entra em nosso organismo é tóxico para ele e o fígado logo começa a produzir enzimas para metabolizá-lo (desdobrá-lo e eliminá-lo), como a enzima chamada “desidrogenase alcoólica”. Cada unidade de álcool (10 a 12 g de álcool puro) requer uma hora para ser metabolizada. É uma maldade o que fazem as indústrias que produzem bebidas com baixo teor alcoólico como os “coolers”, pois se a pessoa (geralmente jovens as usam) tem tendência ao alcoolismo, ela poderá desenvolver esta doença grave começando com tais bebidas “inocentes”. Cuidado: há álcool etílico em receitas de certos biscoitos, pães, massas vendidos no comércio. Veja o rótulo.
Beber vinho ao invés de cerveja ou destilados não reduz os riscos de intoxicação ou dos muitos problemas de saúde associados ao beber. Pesquisadores indicam que o uso de álcool pode contribuir para o surgimento de vários tipos de cânceres, incluindo os do aparelho respiratório, parte alta do sistema digestório, fígado, cólon e reto. E como no caso do câncer de mama, a relação álcool-câncer é dose dependente, ou seja, os bebedores pesados têm maiores riscos de câncer.
Há um perigo grande se a pessoa mistura bebidas alcoólicas com as bebidas energéticas tipo Redbull porque a estimulação feita pela alta dose de cafeína nestes energéticos fazem a pessoa se sentir menos intoxicada pelo álcool do que ela realmente está. Daí ela tende a seguir bebendo e corre o risco de dirigir intoxicada sem perceber o perigo, além de ter piores efeitos sobre o corpo porque a cafeína desidrata o corpo e assim o álcool fica com mais dificuldade de ser absorvido, quando os efeitos tóxicos do álcool se tornam mais lesivos para o organismo. Não beba e viva melhor.
www.portalnatural.com.br
Mais artigos sobre este assunto:
Este artigo teve "4 Comentários"
-
Nelson
14 de agosto de 2009
Esclarecedor parabéns
-
Jackson F. de Lima
16 de agosto de 2009
Essa coluna é uma senhora orientadora para os que pensam que o alcool não é prejudicial a vida e ao corpo do ser humano. Maravilha, pois irei distribuir essa coluna para meus amigo que bebem para que os mesmo possa refletir. sobre o perigo que o alcool traz. Parabens.
-
josé mendes
16 de agosto de 2009
essa é uma materia que eu precisava ler, mas gostaria de saber, uma pessoa que bebia moderadamente e que agora parou, mesmo assim ela pode adquerir algum tipo de cancer, eu tenho 38 anos comesei a beber aos vinte e pouco. desde já agradeço pela resposta.
-
Thiago Thom Pelissari
9 de setembro de 2009
Amigo, não sou expert no assunto, mas imagino que… Neste momento você não está intoxicado, porém isso não muda o fato de o seu corpo ter perdido certas propriedades ou ter criado uma espécie de resistência ao álcool. Sendo assim, seu corpo pode ter sido danificado de alguma forma. Creio que uma boa alimentação, de preferência bem natural, possa devolver ao seu corpo, os elementos que possivelmente ele tenha perdido quando você bebia.
Amigo, se você é esta pessoa que parou de beber, então dê Glórias a Deus, pois Ele está muito feliz em ver sua conquista, procure estudos que dizem respeito a bebidas fortes e muitas coisas serão esclarecidas. Tenho orgulho em dizer que Deus mudou minha vida e por isso estou inspirado nas coisas que escrevo, meu trabalho está melhor, ganhei uma benção, que é minha namorada, e melhor, ela é da Igreja Adventista do Sétimo Dia e estamos estudando juntos a bíblia, minha casa ainda precisa melhorar muitas coisas, mas continuo orando e pedindo a Deus para que ele tome as providências… basta que continuemos a seguir os seus ensinamentos e cumprindo as suas leis.
Comente este artigo